Na quinta-feira, dia 22, a IX Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada na câmara municipal de Francisco Dantas. O evento contou com a presença de representantes da sociedade civil e do governo municipal, proporcionando um espaço importante para avaliação, participação, debate e definição de novas diretrizes para a política de Assistência Social.
As conferências têm como objetivo permitir que a população participe das decisões relacionadas à Assistência Social municipal a cada quatro anos. A IX Conferência Municipal abordou o tema "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos".
Durante a conferência, houve apresentação do Grupo de Dança "GRUPO SEM STATUS" e participação de membros da rede NUCA, além da palestra principal proferida pela Assistente Social Fernanda Kallyne. Na cerimônia de abertura, estavam presentes as mobilizadoras do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), Laiza Micaele e Edvania Cardoso, a representante dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Josefa Neuzene, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Eduardo Oliveira, a titular da Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Maria da Conceição Rumana, o Secretário de Cultura, Ednaldo Clarindo, representando o prefeito Jose Adolfo.
"A conferência municipal de Assistência Social é um momento muito importante para nossa política pública, pois permite direcionar as ações, programas, benefícios e serviços com a participação da sociedade civil, trabalhadores do SUAS e outros setores da Assistência Social, a fim de garantir maior qualidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria, CRAS e entidades de Assistência Social do município", ressaltou Conceição Rumana.
Ao final do evento, foram apresentadas propostas para a política de assistência social no município e escolhidos delegados para representar o município na XIII Conferência Estadual de Assistência Social: Daniele Souza, representante dos trabalhadores do SUAS, e Egland Oliveira, representante do governo